Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Advogados de Trump e Michael Cohen debateram perdão presidencial

Prestes a começar a cumprir pena, Michael Cohen protagonizou um dos momentos mais conturbados da presidência de Trump.

Advogados de Trump e Michael Cohen debateram perdão presidencial
Notícias ao Minuto

14:56 - 05/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Durante mais de dez anos, Michael Cohen foi advogado de Donald Trump e uma das figuras mais próximas do agora presidente dos Estados Unidos.

Após ser detido e condenado, nomeadamente por mentir ao Congresso e ter feito pagamentos que violavam a legislação de campanhas eleitorais, o ex-advogado de Trump protagonizou no final de fevereiro uma audência no Congresso, onde acusou Trump de ser "racista" e "mentiroso".

A audiência de Cohen foi um dos momentos mais conturbados da presidência de Trump e poderá abrir caminho a novas investigações. Entretanto, o Wall Street Journal avança que, em 2018, antes das denúncias de Cohen e das críticas públicas de Trump, terá havido uma conversa entre advogados de ambos.

Os representantes legais, reporta o mesmo jornal, terão debatido, entre outros temas, a possibilidade de Cohen evitar a pena a que foi condenado, graças a um perdão presidencial.

Esta conversa entre advogados terá decorrido numa altura em que ambos esperavam ainda por saber se os documentos que o FBI apreendera no escritório de Cohen estariam ou não protegidos pela relação sigilosa entre advogado e cliente.

O mesmo Wall Street Journal explica que os advogados de Trump na altura optaram por desistir da ideia de um perdão presidencial. No entanto, Rudolph Giuliani, antigo mayor de Nova Iorque e ainda um dos advogados do presidente norte-americano, terá "deixado a possibilidade [de um perdão] em aberto", pode ler-se.

Michael Cohen deverá começar a cumprir a pena de três anos a que foi condenado no próximo mês de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório