Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Orangotango mais raro do mundo em risco. A culpa é de uma barragem

Um projeto chinês poderá inundar a floresta onde vivem estes animais.

Orangotango mais raro do mundo em risco. A culpa é de uma barragem
Notícias ao Minuto

11:10 - 05/03/19 por Sara Gouveia

Mundo Indonésia

Os ambientalistas da Indonésia perderam uma luta em tribunal contra uma empresa chinesa que pretende avançar com um projeto de construção de barragem que irá invadir o habitat de uma das espécies de orangotango mais raras do mundo.

Na segunda-feira, o tribunal estatal administrativo de Medan, capital da província da Sumatra Setentrional, decidiu que a construção poderia continuar apesar de os críticos terem fornecido provas de que a construção da barragem hidroelétrica iria impactar profundamente o ambiente circundante.

Como exemplo, os especialistas tentaram explicar que a barragem irá inundar a floresta e alterar os hábitos das espécies de orangotangos que ali vivem - cerca de 800 primatas - o que torna quase impossível garantir que a espécie sobreviva.

A espécie dos orangotangos Pongo tapanuliensis foi descoberta em novembro do ano passado, após exames de ADN e estudos de campo terem revelado as suas características únicas. A população de pelo frisado e presas mais longas foi inicialmente confundida com orangotangos da Sumatra - também eles em risco de extinção. Os Pongo tapanuliensis encontram-se apenas na floresta de Batang Toru, onde a barragem vai ser construída.

Ao anunciar a decisão, o juiz encarregue do caso considerou que as testemunhas e provas apresentadas pelo Forum para o Ambiente indonésio, um dos maiores grupos ambientais, eram irrelevantes. O grupo garantiu ir recorrer da decisão: "Vamos recorrer a todos os canais legais possíveis".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório