Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Museu britânico devolve cabelo de imperador à Etiópia

A devolução será feita a pedido do governo etíope.

Museu britânico devolve cabelo de imperador à Etiópia
Notícias ao Minuto

17:16 - 04/03/19 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Duas madeixas de cabelo do imperador etíope Tewodros vão ser repatriadas depois de terem sido pedidas pelo governo da Etiópia, o anúncio foi feito pelo Museu Nacional do Exército britânico esta segunda-feira, numa altura em que está a aumentar o número de países africanos a reclamar heranças.

Uma onda de críticas surgiu o ano passado junto dos habitantes da Etiópia devido a uma exposição organizada por outra instituição, o Victoria and Albert Museum sobre uma expedição britânica a Abyssinia (uma nação que se localizava onde é hoje a parte norte do país).

Durante essa expedição, cerca de 13 mil tropas foram enviadas para libertar reféns britânicos e o imperador acabou por tirar a própria vida, tendo a sua fortaleza sido capturada e pilhada. 

Na altura, conta a Associated Press, o governo etíope referiu que iria recorrer a "quaisquer instrumentos legais e diplomáticos" para assegurar a devolução dos objetos levados, que incluíam uma coroa em ouro.

Segundo o Museu Nacional do Exército, o cabelo tinha sido doado em 1959 pelos familiares de um artista que tinha pintado o imperador no seu leito de morte.

"A nossa decisão de repatriar é muito baseada no desejo de enterrar o cabelo no túmulo do imperador", revelou Terri Dendy, do Museu em comunicado.

Não resulta claro quando a devolução formal terá lugar. Mas a embaixada da Etiópia em Londres considerou a decisão como "um gesto exemplar de boa vontade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório