Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Peixe-lua dá à costa no hemisfério norte pela primeira vez em 130 anos

Não se sabe como é que o peixe apareceu tão longe do seu habitat natural.

Notícias ao Minuto

14:10 - 04/03/19 por Sara Gouveia

Mundo Estados Unidos

Um peixe-lua raro com mais de dois metros de comprimento deu à costa na Califórnia, nos Estados Unidos, para grande espanto dos investigadores. Aquela espécie específica de peixe-lua já não era vista nas águas do hemisfério norte há cerca de 130 anos.

O 'Mola tecta' é uma espécie de peixe-lua mais magro, com um corpo de adulto mais elegante e maior em comprimento do que as outras espécies. Foi identificado oficialmente em 2017 e o seu habitat natural conhecido são as águas do hemisfério sul.

Uma aluna da Universidade da Califórnia viu a criatura pela primeira vez a semana passada na Reserva Natural de Coal Oil Point e alertou uma especialista de conservação que, por sua vez, publicou fotografias do peixe no Facebook.

A publicação despertou a atenção de Thomas Turner, um professor associado da Universidade da California que também visitou a criatura, publicando fotografias numa comunidade cientifica online.

As imagens acabaram por chegar a Marianne Nyegaard, da Universidade de Murdoch, na Austrália, que tinha feito parte da equipa que identificou a espécie em 2017.

Marianne revelou que "ia caindo da cadeira" quando viu as fotografias.

A última vez que tinha sido avistado um membro da espécie foi nos anos 80, na Holanda.

Não se sabe como é que o peixe-lua raro acabou tão longe do seu habitat natural.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório