Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

EUA e Coreia do Sul acabam com grandes manobras militares conjuntas

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul vão acabar com os exercícios militares conjuntos de grande envergadura anuais, que provocam regularmente a cólera da Coreia do Norte, anunciou hoje o ministério sul-coreano da Defesa.

EUA e Coreia do Sul acabam com grandes manobras militares conjuntas
Notícias ao Minuto

03:26 - 03/03/19 por Lusa

Mundo Exercício

Estes dois exercícios, batizados 'Key Resolve' e 'Foal Eagle', serão substituídos por manobras mais restritas "com a finalidade de preservar uma sólida preparação militar" das forças estacionadas na Coreia do Sul, indicou o ministério através de um comunicado, citado pela agência France Press.

A decisão foi tomada numa conversa telefónica entre os ministros da Defesa sul-coreano e norte-americano, Jeong Kyeong-doo e Patrick Shanahan, três dias depois da cimeira entre o líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Hanói.

Essa cimeira foi concluída sem acordo, mas os dois dirigentes manifestaram a intenção de manter aberta a porta do diálogo.

As manobras 'Foal Eagle', que acontecem normalmente na primavera, provocam todos os anos a cólera de Pyongyang, que vê nelas uma representação de uma invasão da Coreia do Norte.

No passado, 200.000 soldados sul-coreanos e 30.000 soldados norte-americanos participaram no 'Foal Eagle' e no 'Key Resolve'.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul têm vindo a reduzir ou a suprimir vários exercícios militares conjuntos, assim como os bombardeiros norte-americanos deixaram de sobrevoar a Coreia do Sul, desde a primeira cimeira entre Trump e Kim Jong Un, em junho último em Singapura.

Donald Trump queixou-se por diversas vezes do custo desses exercícios, mas, entretanto, também já excluiu a retirada de cerca de 28.500 soldados norte-americanos estacionados na Coreia do Sul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório