Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

UE adverte que medidas contra Guaidó podem aumentar a tensão

A União Europeia avisou hoje que qualquer ação que possa pôr em perigo "a liberdade, segurança ou a integridade pessoal" de Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino da Venezuela, aumentaria a tensão e seria condenada.

UE adverte que medidas contra Guaidó podem aumentar a tensão
Notícias ao Minuto

19:56 - 02/03/19 por Lusa

Mundo Venezuela

"A União Europeia (UE) salienta a sua convicção de que a solução para a crise multidimensional que afeta a Venezuela só pode ser política, democrática e pacífica", indicou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, numa declaração em nome dos países-membros.

Para Mogherini, "qualquer medida que ponha em risco a liberdade, segurança ou a integridade pessoal de Juan Guaidó representaria uma grande escalada na tensão e mereceria uma firme condenação da comunidade internacional".

Mogherini recordou que os membros da Assembleia Nacional, a que Guaidó preside, "gozam de imunidade, nos termos da Constituição, que deve ser respeitada".

A chefe da diplomacia europeia insistiu que a UE vai continuar a seguir "de perto" os acontecimentos na Venezuela em cooperação com os membros do Grupo de Contacto Internacional, no qual participam países europeus e latino-americanos, bem como parceiros regionais e internacionais.

Guaidó chega hoje ao Equador, depois de ter deixado Caracas no fim de semana passado com destino à Colômbia, junto à fronteira com a Venezuela, para participar num concerto a favor dos venezuelanos e na entrega de ajuda humanitária.

O líder da oposição venezuelana também esteve no Brasil e na Argentina e afirmou que tenciona voltar ao seu país "o mais tardar" na segunda-feira, "apesar das ameaças" de poder ser preso por ter violado a proibição de sair do país.

Guaidó autoproclamou-se presidente interino da Venezuela em 23 de janeiro evocando a Constituição e foi apoiado por meia centena de países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório