Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Rússia condena "ingerência flagrante" e "influência destruidora" dos EUA

O chefe da diplomacia russa, Sergueï Lavrov, condenou hoje, durante uma conversa telefónica com o homólogo norte-americano, Mike Pompeo, "a ingerência flagrante" e a "influência destruidora" dos Estados Unidos na Venezuela.

Rússia condena "ingerência flagrante" e "influência destruidora" dos EUA
Notícias ao Minuto

19:19 - 02/03/19 por Lusa

Mundo Venezuela

"A provocação e a influência exterior destruidora, mesmo sob o pretexto hipócrita da ajuda humanitária, não têm nada a ver com o processo democrático", disse Lavrov, citado num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Sergueï Lavrov condenou "as ameaças americanas contra o governo legítimo, uma ingerência flagrante nos assuntos internos de um Estado soberano e uma violação vergonhosa do direito internacional".

O chefe da diplomacia russa disse igualmente que Moscovo está pronto para manter consultas bilaterais com Washington sobre a Venezuela, na condição de que elas sigam "estritamente os princípios da Carta das Nações Unidas".

"Só os venezuelanos têm o direito a decidir o seu futuro", acrescentou.

Os dois responsáveis abordaram também os conflitos sírio e do Afeganistão e a situação na península coreana, segundo o comunicado.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia recebeu, na sexta-feira, em Moscovo, a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodriguez, a quem prometeu que Moscovo irá manter a ajuda humanitária "legítima" ao país, que vive uma crise política e económica com hiperinflação e falta de bens alimentares e medicamentos.

Juan Guaido, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, controlada pela oposição ao Presidente Nicolás Maduro, autoproclamou-se presidente interino em 23 de janeiro evocando a Constituição.

Foi reconhecido como presidente interino e é apoiado por meia centena de países, mas Maduro, que tem entre os seus aliados a Rússia, denunciou uma tentativa de golpe de Estado fomentada pelos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório