Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Lula saiu da prisão e encaminha-se para funeral do neto de sete anos

Lula da Silva, presidente do Brasil entre 2003 e 2010, está a cumprir uma pena de 12 anos de prisão desde o ano passado.

Notícias ao Minuto

12:30 - 02/03/19 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Brasil

Lula da Silva já se encontra em São Paulo, onde chegou este sábado de manhã escoltado pela Polícia Federal, diz o Estadão. O ex-presidente saiu da prisão para participar no funeral do neto de sete anos de idade, que morreu na manhã de sexta-feira, vítima de meningite.

Ao contrário do que sucedeu em janeiro, com a morte do seu irmão, desta feita o ex-presidente brasileiro foi autorizado a sair do seu local de encarceramento, na sede da Polícia Federal, em Curitiba, para poder prestar uma última homenagem ao familiar.

A autorização de saída temporária foi concedida pelo Ministério Público Federal, logo na sexta-feira durante a tarde.

O funeral vai ter lugar em Santo André, na zona metropolitana de São Paulo.

O neto, Arthur Araújo Lula da Silva, morreu depois de dar entrada no hospital, na sexta-feira de manhã, com um quadro instável de meningite meningocócica.

Notícias ao MinutoFotografia do local das cerimónias fúnebres, onde é listada a cremação de Arthur Araújo Lula da Silva.© Reuters

Arthur é filho de Marlene Araújo Lula da Silva e Sandro Luís da Silva, filho do antigo presidente brasileiro e da ex-primeira-dama Marisa Letícia, também ela falecida.

Em janeiro, recorde-se, morreu o irmão de Lula da Silva, Genival Inácio da Silva, aos 79 anos, vítima de cancro no pulmão. A recusa da saída temporária do ex-presidente, por parte do tribunal de Curitiba, acabou por determinar a sua ausência do funeral do irmão, sendo que a autorização da instância superior saiu quando já era demasiado tarde para marcar presença.

O petista está preso desde 7 de abril do ano passado, no âmbito da Operação Lava Jato, cumprindo uma pena de 12 anos e um mês de prisão por acusações de corrupção passiva e branqueamento de capitais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório