Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Sentença de juíza no Brasil fica viral entre acusações de racismo

"O réu não possui o estereótipo padrão de bandido, possui pele, olhos e cabelos claros", escreveu a juíza.

Sentença de juíza no Brasil fica viral entre acusações de racismo
Notícias ao Minuto

23:12 - 01/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Campinas

Foi em 2016 que a polémica sentença foi proferida, mas só agora foi conhecida pelo público. Online, ficou rapidamente viral, por entre acusações de racismo.

Eis a frase que a juíza deixou e que tem merecido críticas de discriminação e racismo, isto num país onde este é um tema particularmente sensível.

"O réu não possui o estereótipo padrão de bandido, possui pele, olhos e cabelos claros, não estando sujeito a ser facilmente confundido", pode ler-se no documento que circula nas redes sociais e é destaque na imprensa brasileira.

As palavras pertencem à juíza Lissandra Reis Ceccon, de Campinas. Segundo o Portal G1, em causa está a condenação de um homem por latrocínio (roubo seguido de morte) e tentativa de latrocínio. O advogado do réu realça ter havido "infelicidade na redação".

A mesma sentença determinou uma pena de 30 anos de cadeia por balear mortalmente um homem em 2013, durante um assalto a uma camioneta. Uma outra pessoa ficou ferida, mas sobreviveu.

O Tribunal de Justiça de São Paulo demarcou-se da decisão e da contestação. "Não cabe ao Tribunal de Justiça de São Paulo se posicionar em relação aos fundamentos utilizados na decisão, quaisquer que sejam eles".

O mesmo G1 realça que, segundo o que revelou uma funcionária do tribunal onde a juíza exerce, a juíza foi orientada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a não se manifestar sobre o caso, uma vez que o processo está sob sigilo.

Em baixo pode ver a passagem polémica no documento original.

Notícias ao MinutoAs palavras de juíza que estão a gerar polémica© Reprodução/Redes Sociais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório