Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Ataque em Mogadíscio chega ao fim. Há pelo menos 29 civis entre os mortos

Um grupo de militantes terroristas atacou zona central da capital da Somália e fez reféns.

Ataque em Mogadíscio chega ao fim. Há pelo menos 29 civis entre os mortos
Notícias ao Minuto

18:59 - 01/03/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Somália

Mogadíscio, a capital da Somália, voltou a ser palco de um ataque terrorista na última quinta-feira. Após uma primeira explosão, manteve-se um cerco aos terroristas, cerco esse que só esta sexta-feira à tarde é que deu por terminado o ataque. As autoridades da Somália chegaram a avançar que os terroristas tinham consigo reféns que estariam a ser usados como escudos humanos.

O ataque foi elevado a cabo numa zona central da cidade. O alvo era um hotel. Após a explosão inicial, fruto de um bombista suicida, um pequeno grupo de militantes extremistas islâmicos barricou-se num edifício adjacente ao hotel alvo do ataque.

Elementos das forças especiais da Somália, treinadas por norte-americanos, enfrentaram esta sexta-feira os militantes que se encontravam cercados, três foram mortos pelas forças da Somália. O primeiro balanço oficial das autoridades adianta que morreram pelo menos 29 pessoas no ataque.

À Reuters, o capitão Osman Mohamed confirmou o fim do cerco: "A operação está terminada e o edifício está agora sob controlo das forças de segurança. Três militantes foram mortos, os seus corpos estão no interior do edifício", adiantou, sem no entanto confirmar se havia reféns e o seu respetivo estado de saúde.

O ataque foi conduzido pelo grupo islâmico extremista al Shabaab, um grupo terrorista leal à Al-Qaeda que tem levado a cabo vários ataques na capital da Somália nos últimos anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório