Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Vegetariana morreu por "escassez de nutrientes", defende cardiologista

Médico quer que causa da morte da mãe sirva de exemplo para que todos adotem uma alimentação equilibrada.

Vegetariana morreu por "escassez de nutrientes", defende cardiologista
Notícias ao Minuto

13:13 - 01/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Carreira

Um cardiologista do Serviço Nacional de Saúde defende que a sua mãe, que era vegetariana, morreu devido "à escassez de nutrientes e proteína". O médico alega mesmo que esta teve uma "morte prematura e dolorosa" na sequência das suas escolhas alimentares.

"Infelizmente, a sua fé religiosa, que a fez evitar o consumo de produtos de origem animal, juntamente com uma dieta rica em amido e açúcar, foram, em última análise, os responsáveis pela deterioração do seu estado de saúde", afirma Aseem Malhotra, citado pelo Metro.

O homem espera que a morte da mãe não seja em vão e sirva de exemplo, defendendo que o consumo de carnes nunca esteve associado à morte prematura e recorre mesmo a um estudo australiano para lembrar que uma "dieta vegetariana está associada a mais problemas de saúde (maior incidência de cancro, alergias e transtornos mentais), maior necessidade de cuidados de saúde e pior qualidade de vida".

"Ao contrário das crenças populares, a maioria dos vegetarianos geralmente tem proteína e cálcio suficientes nas suas dietas. Mas se não planearem a dieta adequadamente, poderão perder nutrientes essenciais", alerta.

Aseem Malhotra diz ainda compreender a revolta que as suas declarações possam causas mas lembra: "A pessoa que eu mais amava no mundo era [vegetariana] e aquilo que eu mais queria era que ela ainda aqui estivesse. Mas devemos reconhecer que essa mania vegana é explorada pela indústria de alimentos ultraprocessados e está a beneficiar a indústria de suplementos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório