Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Caso raro: Gémeos idênticos mas com sexos diferentes nascem na Austrália

Nos casos de gémeos idênticos, é impossível os bebés serem de sexos diferentes.

Caso raro: Gémeos idênticos mas com sexos diferentes nascem na Austrália
Notícias ao Minuto

10:40 - 01/03/19 por Andrea Pinto

Mundo Nascimento

Nasceram na Austrália, há quatro anos, dois gémeos idênticos mas de uma forma rara, segundo reporta o The New England Journal of Medicine, que refere mesmo que este é o segundo caso deste género alguma vez registado.

Os irmãos - um menino e uma menina - nasceram no mesmo óvulo, mas foram fecundados por espermatozóides diferentes. Ou seja, estes partilham todo o ADN da sua mãe, mas apenas uma parte do do pai.

O professor Nicholas Fisk, que liderou a equipa que acompanhou o caso no Royal Brisbane, afirma que este é um "caso excecional". 

"A ecografia da mãe, com seis semanas de gestação, mostrou uma única placenta e o posicionamento dos sacos amnióticos indicavam que ela esperava gémeos idênticos. No entanto, um ultrassom às 14 semanas mostrou que os gémeos eram do sexo masculino e feminino, o que não é possível em casos de gémeos idênticos", explica.

Segundo o mesmo, os gémeos idênticos desenvolvem-se quando "células de um único óvulo, fertilizadas por um único espermatozóide, se dividem em dois. Isso significa que eles partilham o mesmo ADN e são do mesmo sexo". Já os gémeos falsos ocorrem quando os bebés se desenvolvem ao mesmo tempo, em óvulos diferentes e com espermatozóides diferentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório