Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Trump ordenou que fosse dada ao genro acesso a informações 'top secret'

Acesso a informações sensíveis terá sido desaconselhado, mas Donald Trump manteve a decisão. Mesmo tendo dito em entrevista que não o tinha feito.

Trump ordenou que fosse dada ao genro acesso a informações 'top secret'
Notícias ao Minuto

23:52 - 28/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Donald Trump ordenou ao seu staff que fosse dada ao seu genro e conselheiro Jarde Kushner acesso a informações de segurança, nomeadamente a dossiers considerados sensíveis - 'top secret'.

A informação é avançada pelo New York Times, que adianta que a mesma foi confirmada por quatro pessoas diferentes próximas do processo. Este nível de acesso a segurança por parte de Kushner, saliente-se, terá sido feito contra o aconselhamento de oficiais dos serviços de segurança.

Terá sido em maio que a ordem de Trump chegou, algo que terá levado a que o seu próprio chefe de gabinete na altura, John F. Kelly, escrevesse um memorando interno onde dava conta do facto de ter sido "ordenado" a conceder tal acesso ao genro de Trump.

Estas novas informações contrariam as palavras do próprio presidente norte-americano que, em janeiro deste ano, numa entrevista ao mesmo jornal nova-iorquino, a partir da Sala Oval, na Casa Branca, rejeitou ter tido qualquer papel na atribuição do nível de acesso de segurança ao genro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório