Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Britânico arrisca prisão perpétua no Japão após fraude por email

O homem foi levado a acreditar que tinha herdado uma herança no valor de 8 milhões de libras (mais de nove milhões de euros).

Britânico arrisca prisão perpétua no Japão após fraude por email
Notícias ao Minuto

10:34 - 28/02/19 por Notícias ao Minuto

Mundo Crime

Um homem britânico enfrenta uma pena de prisão que lhe pode garantir a vida atrás das grades no Japão depois de ter sido vítima de emails fraudulentos. Frank Rodway, de 67 anos, está preso há seis meses depois de terem sido encontrados na sua mala de viagem 2,1 quilos de metanfetaminas, quando aterrou em Tóquio vindo de Mali, na África do Sul.

A filha, Laura, de 45 anos, explicou ao The Sun, que o pai caiu numa cilada que começou com emails que garantiam que tinha herdado uma herança no valor de 8 milhões de libras (mais de nove milhões de euros). O Homem foi depois persuadido a ir até ao Mali para assinar "documentos importantes" e posto num avião para o Japão para finalizar o processo e conseguir o dinheiro.

Mas, conta Laura, as drogas foram escondidas na sua mala sem este dar conta. "Ninguém consegue acreditar. Ele é o timo de homem que bebe uma cerveja, toma conta do cão do vizinho e trata do jardim. O meu pai tem diabetes e raramente viaja. Agora foi acusado de ser um traficante de droga internacional. Imaginem o meu choque", referiu.

A filha nem acreditava que o pai tivesse saído do país, até ter recebido uma mensagem quando o homem se encontrava a caminho do Japão. Depois disso já só voltou a receber uma chamada do gabinete do Ministério dos Negócios Estrageiros a dar conta de que Frank tinha sido detido.

Quando foi procurar os emails do pai encontrou as comunicações feitas com um gang baseado em África. Na última mensagem recebida podia ler-se: "Nesta altura deverá ter entrado no Japão para completar a sua troca e a sua herança no valor de oito milhões de libras ser libertada".

O Japão tem uma das leis anti-droga mais pesadas do mundo e é um dos maiores mercados para metanfetaminas, onde uma única grama vale mais de 500 libras (cerca de 580 euros). O que faz com que a apreensão de Frank tenha sido avaliada em 1 milhão de libras (mais de um milhão de euros).

A família está neste momento à espera da audiência do homem para tentar perceber se há hipótese deste conseguir sair com fiança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório