Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Reino Unido, França e EUA exigem sanções contra líder de grupo islâmico

O Reino Unido, a França e os Estados Unidos pediram à ONU a aplicação de sanções contra o líder do grupo islâmico Jaish-e-Mohammed (JeM), Masood Azhar, responsável pela morte de pelo menos 40 paramilitares indianos.

Reino Unido, França e EUA exigem sanções contra líder de grupo islâmico
Notícias ao Minuto

06:58 - 28/02/19 por Lusa

Mundo ONU

As três potências ocidentais querem colocar Masood Azhar na 'lista negra' da ONU para o terrorismo, o que levaria a um congelamento dos bens e a uma proibição global de viajar.

Este é o terceiro pedido de Londres, Paris e Washington. Pequim já se opôs duas vezes às sanções, em 2016 e 2017.

O Conselho de Segurança da ONU tem dez dias para considerar o pedido dos três países.

As tensões entre a Índia e o Paquistão escalaram, na sequência de um ataque suicida no estado indiano de Caxemira, em 14 de fevereiro, que matou pelo menos 40 paramilitares e foi reivindicado pelo JeM.

A ONU já pediu a "máxima contenção e ação imediata para evitar a escalada" das tensões entre as duas potências nucleares, segundo o porta-voz da organização.

Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros paquistanês, Shah Mahmood Qureshi, apelou ao secretário-geral da ONU, António Guterres, para que interviesse no conflito.

A região de Caxemira é reivindicada pela Índia e pelo Paquistão, desde o fim da colonização britânica, em 1947.

De acordo com observadores, Nova Deli tem estacionados cerca de 500 mil efetivos na zona, onde uma rebelião separatistas está ativa desde 1989.

A Índia acusa o Paquistão de apoiar de forma dissimulada as infiltrações na sua parte do território e a própria revolta armada, o que Islamabad sempre negou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório