Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Paquistão renova proposta de diálogo com Índia sobre Caxemira

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, renovou hoje a sua proposta de "negociações" com a Índia numa altura de escalada do conflito entre os dois países sobre a disputada região de Caxemira.

Paquistão renova proposta de diálogo com Índia sobre Caxemira
Notícias ao Minuto

12:42 - 27/02/19 por Lusa

Mundo Imran Khan

"Convido mais uma vez a Índia para a mesa das negociações. Estamos prontos para todo o diálogo sobre o terrorismo ou qualquer outra questão", declarou Khan num breve discurso transmitido na televisão.

"Podemos permitir-nos o menor erro de cálculo com o tipo de armas que nós temos e que vocês têm?", questionou, numa referência ao arsenal nuclear dos dois países, adiantando: "Se a escalada começa aqui, até onde irá?".

Os acontecimentos na região precipitaram-se depois de as forças armadas indianas assegurarem na terça-feira que realizaram um ataque aéreo contra um campo de treino do grupo islâmico Jaish-e-Mohammed (JeM), que tinha reivindicado um atentado suicida na Caxemira indiana, que matou pelo menos 40 paramilitares indianos a 14 de fevereiro.

Islamabad denunciou imediatamente uma "agressão inoportuna" e prometeu responder "na hora e local" que escolhesse.

As forças armadas paquistanesas afirmam terem abatido dois aviões indianos no espaço aéreo do Paquistão e detido dois pilotos indianos, um dos quais terá sido hospitalizado.

Nova Deli anunciou por seu turno ter abatido um avião paquistanês em Caxemira e ter perdido "um Mig-21", cujo piloto está "desaparecido em combate".

A subida de tensão preocupa a comunidade internacional que receia um conflito aberto entre os "dois irmãos" inimigos do Sul da Ásia do Sul sobre a questão de Caxemira, um ponto de discórdia desde a partição do império colonial britânico e da criação dos dois países em 1947.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório