Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Filha de porta-voz de Putin é estagiária de ex-assessor de Le Pen

Uma filha do porta-voz do presidente russo, Vadimir Putin, está a estagiar no Parlamento Europeu com um eurodeputado dissidente da Frente Nacional francesa, Aymeric Chauprade, que foi conselheiro de Marine Le Pen para os Assuntos Internacionais.

Filha de porta-voz de Putin é estagiária de ex-assessor de Le Pen
Notícias ao Minuto

07:11 - 26/02/19 por Lusa

Mundo Parlamento Europeu

Chauprade confirmou à AFP a informação que tinha sido avançada pela Radio Free Europe, meio de comunicação privado financiado pelo Congresso norte-americano.

"Elizaveta, filha de Dmitry Peskov [na foto], porta-voz de Putin, começou o seu estágio em novembro de 2018, que dura até ao fim de abril, com o fim da minha atividade parlamentar", declarou Chauprade.

Remunerada com mil euros por mês, como todos os estagiários que Chauprade teve, Elizaveta Peskova, estudante de Direito em França, "só tem acesso a informação pública", garantiu o eurodeputado.

"Ela não tem acesso aos debates à porta fechada", adiantou Chauprade, especificando que a estagiária não podia seguir os trabalhos da delegação União Europeia/Federação Russa, à qual ele pertence.

Uma porta-voz do Parlamento Europeu, Marjory van den Broeke, confirmou à AFP, por mensagem de correio eletrónico, que "os assistentes e os estagiários dos eurodeputados não têm acesso a documentos confidenciais".

Acentuou ainda que, "na realidade, o próprio senhor Chauprade nunca teve acesso a documentos confidenciais".

Outra fonte europeia adiantou que o Parlamento Europeu não tem verdadeiros documentos secretos ou sequer confidenciais. E na intranet parlamentar não há nada de secreto.

A eurodeputada socialista francesa Christine Revault d'Allonnes-Bonnefoy declarou-se entretanto "admirada", argumentando: "É extremamente chocante. A filha do porta-voz do Kremlin não é uma pessoa qualquer"", disse à AFP.

"Estou surpreendida por este recrutamento ter sido validado pelos serviços do parlamento", acrescentou.

Por seu lado, Chauprade, que também integra a comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros e a "subcomissão Segurança e Defesa" que lhe está ligada, garantiu: "Não há qualquer assunto em termos de segurança, defesa e conflitos de interesse".

Chauprade foi eleito na lista da Frente Nacional francesa, de extrema-direita, em 2014, depois entrou em dissidência e tornou-se independente em 2015.

Entre as suas atividades esteve a de observador do referendo organizado por Moscovo na Crimeia, depois da anexação desta península pela Federação Russa, em março de 2014.

"Nunca escondi que considero que a Crimeia é russa historicamente e que tinha havido um voto de adesão do povo nesse momento", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório