Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Noiva britânica do Daesh quer voltar mas ainda "espera" por marido

Shamima Begum, atualmente com 19 anos, fugiu para a Síria em 2015, juntamente com duas amigas.

Noiva britânica do Daesh quer voltar mas ainda "espera" por marido
Notícias ao Minuto

10:20 - 25/02/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Estado Islâmico

A britânica Shamima Begum tinha 15 anos quando partiu para a Síria, como fizeram milhares de jovens radicalizados pelo ISIS, o grupo terrorista que se autoproclamou Estado Islâmico.

Atualmente com 19 anos, Shamima é notícia por estes dias, tudo devido à possibilidade de poder regressar ao Reino Unido. A jovem está grávida de um terrorista e é uma das estrangeiras à espera de conhecer o seu futuro. Numa entrevista de que o Daily Mail dá conta, esta esposa de um jihadista confessa que pretende "esperar" pelo marido, que foi também detido.

Há quatro anos, quando aterrou na Síria, Shamima foi rapidamente oferecida a um militante. Poucas semanas após chegar, já estava comprometida com , um jovem holandês que partira para a Síria para se juntar aos jihadistas.

Na Síria, Shamima foi mãe por duas vezes, mas em ambos os casos os bebés não sobreviveram (um morreu com oito meses e outro com 21 meses de idade). Ainda assim, fala de uma "vida normal" vivida na Síria, apesar das bombas.

Grávida, esta jovem que virou noiva de um terrorista encontra-se entre os detidos de um campo montado pelos curdos, grupo militante que se opôs no terreno à brutalidade dos jihadistas que chegaram a dominar vastas partes da Síria e do norte do Iraque.

O marido, Yago Riedijk, atualmente com 27 anos de idade, é um dos muitos combatentes estrangeiros que tem sido capturado durante a queda do autoproclamado Estado Islâmico. É, além de um militante do Daesh, um suspeito de preparar um atentado terrorista no seu país natal, a Holanda.

A jovem admite que pediu "uma segunda oportunidade" por causa da criança que carrega no ventre. Admite, também, que conta esperar pelo marido, após este cumprir pena no seu país natal. "Ainda estou casada com ele". Já o pai da jovem admite que não quer a filha de volta ao Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório