Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Cartoon que retrata Serena Williams não é "racista", decide regulador

Em causa está um dos momentos que marcou o ano desportivo de 2018: a discussão da tenista com um árbitro português.

Cartoon que retrata Serena Williams não é "racista", decide regulador
Notícias ao Minuto

09:35 - 25/02/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Austrália

A japonesa Naomi Osaka foia a grande vencedora do US Open, em ténis, em setembro do ano passado. Mas a final ficou marcada acima de tudo pela adversária derrotada, Serena Williams, e as suas reações intempestivas a decisões do árbitro português Carlos Ramos.

O caso correu mundo e dividiu opiniões. Houve quem considerasse que Serena Williams estava a ser alvo de um escrutínio que não era dado a outros tenistas. E houve também quem defendesse o árbitro português e as suas decisões de penalizar a tenista por insultos.

O assunto foi destaque durante alguns dias e não deixou de ser tratado como tema por cartoonistas. Houve, no entanto, um desenho em particular que se destacou: o do cartoonista Mark Knight, para o australiano Herald Sun.

O desenho (que pode ver acima) msotra Serena Williams em modo birra, de lábios rossos, a partir a raquete aos saltos. Ao fundo está o desenho do árbitro a perguntar à adversária de Serena Williams se não a poderia deixar ganhar.

O desenho de Mark Knight foi alvo de críticas, nomeadamente pelas feições. Houve quem acusasse o desenho de racismo por retratar Serena Williams com semelhanças como "macacos". 

Ora o regulador de media australiano recebeu várias queixas e debruçou-se sobre o caso. Esta segunda-feira a imprensa australiana adianta que o regulador já chegou a uma decisão: para o regulador, o desenho está dentro do âmbito da liberdade de expressão, ou seja, não é de facto um desenho racista.

"O comité considera que o cartoon usa o exagero e o absurdo para fazer valer o seu ponto mas aceita a defesa do jornal, que alega que a Sra. Williams não é caracterizada como um macaco, mas sim como alguém a 'fazer uma birra', uma caricatura não racista familiar à maioria dos leitores australianos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório