Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

O mistério da baleia encontrada sem vida numa floresta e longe do mar

A baleia foi encontrada na ilha de Marajó, no Brasil.

Notícias ao Minuto

23:24 - 24/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada numa floresta na ilha de Marajó, no Brasil, na passada sexta-feira. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Saneamento e Meio Ambiente (Semma), o animal, que aparenta ser um exemplar da espécie já adulto, foi encontrado morto. Mede 11 metros de comprimento e seis de largura.

“O mamífero é de uma das maiores espécies de baleias que existem”, diz Dirlene Silva, secretária de meio ambiente do município, ao G1.

Uma equipa está a trabalhar no local para recolher informações que lhe permita esclarecer o mistério sobre o aparecimento do animal na floresta, longe do oceano. Biólogos estão também a trabalhar na possível causa de morte do animal. "Não há ferimentos, por isso precisamos de apurar o que culminou na morte". 

O animal encontra-se num local de difícil acesso, complicando as operações. "Não podemos enviar uma escavadora porque ela não passaria pelo caminho", explicou a mesma fonte. 

Uma equipa de 13 profissionais esteve no local este sábado para recolher amostras de tecido do animal e assim realizar a autópsia. "Acreditamos que o animal esteja morto há três ou quatro dias", revelaram. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório