Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

EUA garantem medidas para apoiar a democracia na Venezuela

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou que Washington "vai tomar medidas" para apoiar a democracia na Venezuela, condenando os distúrbios registados durante a entrada de ajuda humanitária no país, este sábado.

EUA garantem medidas para apoiar a democracia na Venezuela
Notícias ao Minuto

06:18 - 24/02/19 por Lusa

Mundo Mike Pompeo

"Os Estados Unidos tomarão medidas contra aqueles que se opõem à restauração pacífica da democracia na Venezuela. Agora é hora de agir para apoiar as necessidades do desesperado povo venezuelano", declarou Pompeo, através da rede social Twitter.

O dia ficou marcado por atos violentos na chegada de ajuda humanitária ao país, com camiões incendiados na fronteira com a Colômbia e outros a regressar ao Brasil, registando-se pelo menos quatro mortos em confrontos e deserções das forças venezuelanas. Pelo menos 285 pessoas ficaram feridas.

"Os EUA condenam os ataques a civis perpetrados por criminosos de Maduro. Estes ataques resultaram em mortes e ferimentos. As nossas profundas condolências às famílias daqueles que morreram devido a estes atos criminosos", acrescentou, noutra publicação.

"Que tipo de tirano, de doente, impede que os alimentos cheguem aos famintos? As imagens de camiões queimados cheios de ajuda são repugnantes", lamentou.

A entrada de ajuda humanitária, especialmente os bens fornecidos pelos Estados Unidos, no território venezuelano tem sido um dos temas centrais do braço-de-ferro entre Juan Guaidó e Nicolás Maduro.

As doações oriundas dos Estados Unidos e de outros países encontram-se armazenadas em vários Estados vizinhos da Venezuela, como a Colômbia, Brasil e na ilha de Curaçao, nas Antilhas holandesas.

O Governo venezuelano tem insistido em negar a existência de uma crise humanitária no país, afirmação que contradiz os mais recentes dados das Nações Unidas, que estimam que o número atual de refugiados e migrantes da Venezuela em todo o mundo situa-se nos 3,4 milhões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório