Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Jihadista quer regressar à Europa. "Tenho saudades da minha mãe"

Jovem de nacionalidade britânica está detido e diz-se arrependido por ter tomado a decisão de se juntar ao autoproclamado Estado Islâmico.

Jihadista quer regressar à Europa. "Tenho saudades da minha mãe"
Notícias ao Minuto

09:25 - 23/02/19 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Entrevista

Jack Letts fugiu de Oxford, na Inglaterra, em 2014, quando tinha 18 anos, para se juntar ao Estado Islâmico na Síria. Porém, volvidos cinco anos, o jihadista de 23 anos garante estar arrependido e quer regressar a casa.

Preso há dois anos numa cadeia curda, Jack deu uma entrevista ao programa britânico ITV News na qual admitiu a sua vontade de regressar a casa. “Sinto-me britânico. Sou britânico. Se o Reino Unido me aceitar eu regressarei”, disse o jovem, admitindo, porém, que não acredita que tal venha a acontecer.

Durante a entrevista, Jack falou sobre a sua vida na Síria. Pouco tempo depois de chegar lá instalou-se em Raqqa onde casou com uma jovem iraquiana de quem tem um filho. Aliás, foi a sua experiência de vida naquela cidade síria que o fez regozijar-se com os atentados terroristas levados a cabo em Paris, em novembro de 2015.

“Na época achei que era algo bom, pois eu vivia em Raqqa que era bombardeada a cada cinco minutos pelos aviões da coligação internacional”, justificou, lembrando ainda: “Eu vi crianças serem queimadas vivas”.

Face a esta experiência, Jack confessa que o pensamento comum é o de “por que não pode isto acontecer também com eles?”.

Sem explicar como nem porquê, o jovem britânico garantiu que mudou de pensamentos e diz-se arrependido por se ter juntado ao Estado Islâmico. Sem ver os pais há cinco anos e sem falar com eles há dois, Jack admitiu que sente falta da sua vida no Reino Unido.

“Tenho saudades da minha mãe e dos pastéis. Ah e da série ‘Doctor Who’”, afiançou.

Quanto aos seus pais, John e Sally estão a ser julgados por, alegadamente, enviarem dinheiro ao filho, uma ação que se enquadra no crime de financiar o terrorismo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório