Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Demolido edifício Mónaco, primeiro quartel-general de Pablo Escobar

Demolição foi acompanhada em direto, esta sexta-feira, por vários meios locais. No local será construído um parque dedicado às vítimas do tráfico de droga.

Notícias ao Minuto

22:53 - 22/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Colômbia

Foi finalmente demolido, esta sexta-feira de manhã, o edifício Mónaco, que terá sido o primeiro quartel-general do narcotraficante colombiano Pablo Escobar em Medellín, na Colômbia.

A demolição planeada do edifício de oito andares ocorreu às 11h53 locais (6h53 em Lisboa), sendo transmitida em direto por vários meios de comunicação locais e assistida de perto por cerca de 1.600 pessoas, de acordo com a Globo.

Promovido pelo alcaide da cidade, o ato simbólico pretende ser um dos primeiros passos para "sarar feridas" e homenagear as vítimas do narcoterrorismo, algumas mortas de forma violenta, nas décadas de 80 e 90.

No local será construído um parque de 5 mil metros quadrados dedicado às vítimas.

O edifício havia sido construído a pedido de Pablo Escobar nos anos 80 naquele que era um dos bairros mais exclusivos de Medellín. Foi à porta do Mónaco que aconteceu a detonação do primeiro carro-bomba na Colômbia, em 1988, a mando de um cartel rival.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório