Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Suspensa emissão de canais que transmitem concerto pró ajuda humanitária

Dois canais de televisão internacionais, o Antena3, de Espanha, e o National Geographic Channel (NatGeo), dos EUA, foram hoje suspendidos pelas operadoras de cabo venezuelanas.

Suspensa emissão de canais que transmitem concerto pró ajuda humanitária
Notícias ao Minuto

21:37 - 22/02/19 por Lusa

Mundo Venezuela

A suspensão foi realizada pelas operadoras Directv e Intercable e verificou-se quando transmitiam o concerto Venezuela Aid Live, promovido pelo bilionário Richard Branson, para recolher fundos e em apoio à entrada de ajuda humanitária no país.

Pelas 16:00 locais (20:00 em Lisboa) os dois canais ficaram sem sinal e a única informação disponibilizada pela Directv era "canal não disponível".

Frequentemente, as autoridades venezuelanas censuram canais de televisão internacionais críticos do regime e ordenam às operadoras a suspensão das emissões.

Os casos mais recentes foram os da TV Chile e da Deutsche Welle (Alemanha), que foram retirados de maneira seletiva, a primeira quando transmitia protestos na Venezuela e a segunda um documentário sobre a situação no país.

Quando a censura é seletiva, a suspensão verifica-se durante a transmissão do programa que as autoridades venezuelanas não querem que seja visto.

Canais de televisão como a CNN em espanhol e a NTN 24 foram suspensas há já alguns anos e nunca mais voltaram a estar disponíveis em território venezuelano.

Na Venezuela são também frequentes as transmissões de televisão em cadeia, ou transmissões simultâneas, obrigatórias, de rádio de televisão, com os discursos do presidente Nicolás Maduro e atos políticos a favor do regime.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório