Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

O extraordinário caso do bebé que nasceu com 2% do cérebro e sobreviveu

Pais de Noah foram avisados que menino nasceria paralizado e com deficiências de várias ordens.

O extraordinário caso do bebé que nasceu com 2% do cérebro e sobreviveu
Notícias ao Minuto

16:30 - 22/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

Noah Wall nasceu com apenas 2% do cérebro e poucas chances de sobrevivência mas, desafiando as expetativas, vai celebrar sete anos em março próximo.

O menino, natural do condado de Cumbria, no norte da Inglaterra, foi diagnosticado com Espinha Bífida quando ainda estava no útero da mãe.

A Espinha Bífida, sublinhe-se, é uma anomalia congénita do sistema nervoso que se desenvolve nos dois primeiros meses de gestação e representa um defeito na formação do tubo neural. Esta condição pode danificar os nervos e a medula espinhal do bebé e gerar deficiências várias.

Shelly e Rob Wall, os pais, foram avisados ainda durante a gravidez que o bebé estaria paralizado do peito para baixo e que poderia apresentar outras anormalidades. Um quisto no cérebro destruiu o órgão, deixando apenas 2%.

Noah nasceu a 6 de março de 2012 por cesariana, para ter o máximo de cuidado com a sua cabeça, e foi submetido a duas operações. Os pais de Noah estiveram esta última quarta-feira no programa britânico Good Morning Britain e explicaram como o filho recuperou as funções de 80% do cérebro.

Notícias ao MinutoNoah vai fazer sete anos a 6 de março© Reprodução Good Morning Britain

"É um assunto muito emocional. Algumas pessoas dizem que o cérebro não pode crescer de novo, outras dizem que o cérebro dele sempre lá esteve, encolhido, e quando foi operado voltou ao normal - mas se o cérebro dele estava assim encolhido, ele deveria ter deficiências mentais severas", indicou o pai, no programa.

Noah consegue sentar-se sozinho, ajoelhar-se e a esperança é que, um dia, possa caminhar.

Shelly Wall afirmou que espera que o caso do seu filho ajude a criar sensibilização para a importância do ácido fólico durante a gravidez, porque pode ajudar a prevenir defeitos na coluna e no cérebro, como a Espinha Bífida, conforme escreve a Newsweek.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório