Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

China critica "pretensa ajuda humanitária" que poderá originar conflito

A China manifestou hoje a sua oposição à entrada em força este fim de semana na Venezuela da "pretensa ajuda humanitária" norte-americana ao sublinhar que poderá desencadear um conflito no país, envolvido uma grave crise política interna.

China critica "pretensa ajuda humanitária" que poderá originar conflito
Notícias ao Minuto

14:12 - 22/02/19 por Lusa

Mundo Venezuela

O gigante asiático é o principal credor de Caracas, a quem concedeu milhares de euros de empréstimos, e continua a reconhecer Nicolás Maduro como o único presidente legítimo do país sul-americano, imerso em graves dificuldades económicas.

Milhares de toneladas de ajuda humanitária norte-americana estão armazenadas desdês 7 de feveriro na cidade fronteiriça colombiana de Cúcuta. Um outro centro de recolha foi instalado no norte do Brasil.

O opositor Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino, prometeu que esta ajuda será encaminhada no sábado para o país. Nicolás Maduro opõe-se intransigentemente a esta medida, entendida como um pretexto para uma intervenção militar norte-americana, também já denunciada por Moscovo.

"Se esta pretensa ajuda humanitária foi enviada à força para a Venezuela, poderá desencadear um conflito e implicar graves consequências", advertiu hoje Geng Shuang, porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

"A China opõe-se a uma intervenção militar na Venezuela e a qualquer ação suscetível de provocar um escândalo ou distúrbios", afirmou em conferência de imprensa.

Os envios de alimentos e medicamentos destinados aos venezuelanos afetados pela crise económica tornaram-se no pretexto de uma luta de poder entre o Presidente Nicolás Maduro e Juan Guaidó.

A Casa Branca indicou que o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, se desloca na segunda-feira à Colômbia para expressar o "apoio sem reservas" dos Estados Unidos a Juan Guaidó.

Washington tem repetido por diversas vezes que "todas as opções" são admissíveis, incluindo o uso da força.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório