Procurar

Donativos nas primeiras 24h colocam Sanders na 'pole position' democrata

Depois de em 2016 ter sido preterido por Hillary Clinton, Bernie Sanders tem nova hipótese de se apresentar a eleições como rival de Donald Trump.

Donativos nas primeiras 24h colocam Sanders na 'pole position' democrata

© Getty Images

Pedro Filipe Pina
21/02/2019 14:47 ‧ há 6 anos por Pedro Filipe Pina

Mundo

Senador

É só 2020 que os norte-americanos voltam a escolher um presidente. Mas, como é habitual, a corrida às presidenciais começa dois anos antes, em disputadas primárias.

Se entre os republicanos a única dúvida é quem irá disputar as primárias - dado que mal há candidatos a mostrar disponibilidade e Donald Trump será a escolha 'natural -, entre os democratas são já vários os nomes prontos a disputar a corrida interna.

Bernie Sanders é o mais recente candidato entre democratas e começou em força.

Conta a CNN que, nas primeiras 24h, o senador do Vermont angariou praticamente seis milhões de dólares (cerca de 5,3 milhões de euros).

Nos Estados Unidos, as campanhas são suportadas com o financiamento de donativos privados.

Nas primeiras 24h desde que anunciou a candidatura, Sanders angariou 5,925,771 de dólares (os tais cerca de 5,3 milhões de euros). Segundo dados da própria campanha, houve 223,047 donativos individuais, vindos dos 50 estados norte-americanos. o alor médio de contribuição foi de 27 dólares - semelhante à média que Sanders conseguiu na campanha anterior.

Para termos uma ideia, a senadora Kamala Harris angariou cerca de 1.5 mihões de dólares nas primeiras 24h após a candidatura. Já a senadora Amy Klobuchar anunciou ter conseguido um milhão de dólares de apoio nas primeiras 48h após o lançamento da campanha. 

Em 2016, Bernie Sanders perdeu uma disputada eleição interna entre os democratas, uma que foi tema de debate e que terá fragilizado Hillary Clinton.

Clinton foi escolhida pelos democratas, chegou a ter quase mais três milhões de votos do que Trump, mas a distribuição de votos pelo país foi favorável a Trump e valeu-lhe a vitória presidencial.

Sanders-Trump poderia ter sido a disputa de 2016. Veremos se será mesmo a disputa presidencial de 2020. Os primeiros sinais entre democratas parecem dar vantagem ao senador do Vermont.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10