Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 21º

Donativos nas primeiras 24h colocam Sanders na 'pole position' democrata

Depois de em 2016 ter sido preterido por Hillary Clinton, Bernie Sanders tem nova hipótese de se apresentar a eleições como rival de Donald Trump.

Donativos nas primeiras 24h colocam Sanders na 'pole position' democrata
Notícias ao Minuto

14:47 - 21/02/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Senador

É só 2020 que os norte-americanos voltam a escolher um presidente. Mas, como é habitual, a corrida às presidenciais começa dois anos antes, em disputadas primárias.

Se entre os republicanos a única dúvida é quem irá disputar as primárias - dado que mal há candidatos a mostrar disponibilidade e Donald Trump será a escolha 'natural -, entre os democratas são já vários os nomes prontos a disputar a corrida interna.

Bernie Sanders é o mais recente candidato entre democratas e começou em força.

Conta a CNN que, nas primeiras 24h, o senador do Vermont angariou praticamente seis milhões de dólares (cerca de 5,3 milhões de euros).

Nos Estados Unidos, as campanhas são suportadas com o financiamento de donativos privados.

Nas primeiras 24h desde que anunciou a candidatura, Sanders angariou 5,925,771 de dólares (os tais cerca de 5,3 milhões de euros). Segundo dados da própria campanha, houve 223,047 donativos individuais, vindos dos 50 estados norte-americanos. o alor médio de contribuição foi de 27 dólares - semelhante à média que Sanders conseguiu na campanha anterior.

Para termos uma ideia, a senadora Kamala Harris angariou cerca de 1.5 mihões de dólares nas primeiras 24h após a candidatura. Já a senadora Amy Klobuchar anunciou ter conseguido um milhão de dólares de apoio nas primeiras 48h após o lançamento da campanha. 

Em 2016, Bernie Sanders perdeu uma disputada eleição interna entre os democratas, uma que foi tema de debate e que terá fragilizado Hillary Clinton.

Clinton foi escolhida pelos democratas, chegou a ter quase mais três milhões de votos do que Trump, mas a distribuição de votos pelo país foi favorável a Trump e valeu-lhe a vitória presidencial.

Sanders-Trump poderia ter sido a disputa de 2016. Veremos se será mesmo a disputa presidencial de 2020. Os primeiros sinais entre democratas parecem dar vantagem ao senador do Vermont.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório