Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Tartaruga gigante extinta há mais de 100 anos encontrada nas Galápagos

A fêmea adulta foi descoberta 113 anos depois de a última tartaruga da sua espécie ter sido encontrada.

Tartaruga gigante extinta há mais de 100 anos encontrada nas Galápagos
Notícias ao Minuto

11:10 - 21/02/19 por Sara Gouveia

Mundo Estados Unidos

Não era visto há mais de 110 anos um membro vivo da espécie de tartarugas gigantes, 'Chelonoidis phantasticus', tendo por isso sido assumido de que a espécie se tinha extinguido. Mas para surpresa dos investigadores, foi encontrada uma fémea adulta numa parte remota da ilha  Fernandina, nas Galápagos.

A tartaruga, também conhecida como a tartaruga gigante Fernandina, foi vista no passado domingo por uma expedição feita em conjunto pelo Parque Nacional das Galápagos e a Galapagos Conservancy, uma organização ambiental, conta o Guardian. A informação foi confirmada pelo ministro do Ambiente do Equador.

Os investigadores creem que haverá mais membros da espécie na ilha por terem conseguido observar pegadas e dejetos. A equipa levou consigo a tartaruga, que terá provavelmente mais de cem anos, para um centro de criação de tartarugas gigantes na ilha de Santa Cruz, onde irá ficar num habitat desenhado especialmente para si.

"Vão precisar de mais do que um, mas as fêmeas podem conservar esperma por muito tempo", explicou Stuart Pimm, um professor de conservação e ecologia da universidade de Duke, acrescentando que "poderá haver esperança".

A ilha Fernandina é a terceira maior das Galápagos e contém o vulcão La Cumbre, um dos mais ativos do mundo. Nas possibilidades de causa de extinção das tartarugas gigantes encontra-se as "frequentes erupções de lava que cobrem quase toda a ilha".

O arquipélago fica no Oceano Pacífico a cerca de mil quilómetros do Equador e é considerado Património Mundial da Unesco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório