Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Missão na ONU quer apoio de embaixadores de 46 países

A missão da Venezuela nas Nações Unidas convidou embaixadores de 46 países para uma reunião informal na sexta-feira com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jorge Arreaza, para lembrar o princípio da não interferência em assuntos internos dos Estados.

Missão na ONU quer apoio de embaixadores de 46 países
Notícias ao Minuto

06:27 - 21/02/19 por Lusa

Mundo Venezuela

Segundo a Associated Press, o convite inclui uma proposta de carta para o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a expressar "sérias preocupações" com o que considera "ameaças de uso de força" contra a Venezuela, violando a Carta das Nações Unidas.

A missão da Venezuela na ONU vai pedir aos 46 países que assinem a carta.

O documento também faz um apelo para que a crise política da Venezuela seja resolvida "por meios pacíficos" e através de um "processo genuíno e inclusivo de diálogo nacional".

A carta expressa confiança de que António Guterres pode promover uma solução política entre os venezuelanos e impedir "todos os apelos por uma solução militar".

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.

Nicolás Maduro, 56 anos, no poder desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.

A maioria dos países da União Europeia, entre os quais Portugal, reconheceram Guaidó como Presidente interino encarregado de organizar eleições livres e transparentes.

A repressão dos protestos antigovernamentais desde 23 de janeiro provocou já 40 mortos, de acordo com várias organizações não-governamentais.

Esta crise política soma-se a uma grave crise económica e social que levou mais de 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados das Nações Unidas.

Na Venezuela residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório