Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Dois dias antes de morrer, idosa pôde cumprir último desejo na praia

Carmen Leon de la Barra tinha um cancro nos intestinos em fase terminal.

Notícias ao Minuto

22:12 - 20/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Austrália

Uma idosa em estado terminal pôde cumprir o seu último desejo dois dias antes de morrer, junto da família e com a ajuda dos paramédicos australianos.

Carmen Leon de la Barra, no último estádio de um cancro nos intestinos, pôde ver o pôr do sol uma última vez, na praia Brighton-Le-Sands, em Sidney, o lugar onde passeou com o marido durante mais de duas décadas.

De acordo com o The Daily Telegraph, Carmen e Antonio Leon de la Barra, emigrados do Chile em 1989, começaram a fazer passeios de fim de tarde diários naquele local em 1995.

A saúde de Carmen deteriorou-se muito rápido depois do diagnóstico de cancro, até deixar de se poder levantar da cama e fazer o usual passeio com o marido.

A filha, Tatiana Salloum, indicou que a mãe estava nos cuidados paliativos já há algum tempo mas que manifestou o desejo de ver o mar e o pôr do sol uma última vez. "O pai não a podia levar por causa da distância e do estado de saúde dela", afirmou.

Depois de terem apelado à organização de caridade Dreams2Live4, Carmen viu o seu desejo ser cumprido. "Eu, o meu pai, os meus dois irmãos, as esposas e sete dos nove netos, todos fomos para a praia", afirmou Tatiana Salloum.

A família seguiu a ambulância dos serviços de urgência australianos, que procederam ao transporte de Carmen em segurança. "A mãe tinha estado a dormir, mas quando chegámos à praia, ela percebeu onde estava e abriu os olhos", afirmou a filha, sublinhando que a idosa estava muito feliz. 

Carmen Leon de la Barra acabou por sucumbir à doença dois dias depois.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório