Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Morte após refeição em restaurante Michelin. Há mais 14 clientes doentes

Restaurante RiFF, em Valência, existe desde 2001 e tem uma estrela Michelin. Em causa estará um menu com um custo de 85 euros por pessoa.

Morte após refeição em restaurante Michelin. Há mais 14 clientes doentes
Notícias ao Minuto

16:18 - 20/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Uma mulher de 46 anos de idade morreu depois de comer num restaurante de Valência com uma estrela Michelin, num caso já a ser investigado pelas autoridades de Saúde espanholas.

De acordo com o El País, outros 14 clientes do restaurante RiFF, que comeram no local em dias anteriores ao dia escolhido pela mulher, apresentaram sintomas leves de intoxicação alimentar.

A informação foi confirmada pela conselheira para a Saúde local, Ana Barceló, à imprensa espanhola.

O alimento em causa poderá ser um arroz de cogumelos que estava a ser servido no sábado, 16 de fevereiro, no menu de degustação, que tinha um custo de 85 euros por pessoa.

A vítima mortal, María Jesús Fernández Calvo, almoçou no sábado naquele restaurante e morreu na madrugada de domingo, 17 de fevereiro, depois de apresentar sintomas como diarreia e vómitos.

O surto de intoxicação alimentar foi declarado no domingo, depois de María Jesús, o marido e o filho de 12 anos de idade terem dado entrada no hospital com os mesmos sintomas. Os casos do pai e o filho evoluíram de forma positiva e recuperaram. María Jesus acabaria por morrer de madrugada, em sua casa, após vomitar profusamente.

O caso está a ser investigado pelas autoridades espanholas, sendo que nesta altura se aguardam os resultados de exames do Instituto de Toxicologia local e da autópsia à vítima mortal, para apurar concretamente a ligação entre a morte da mulher e os alimentos ingeridos no restaurante.

O responsável pelo restaurante, o alemão Bernd Knöller, emitiu um comunicado esta terça-feira onde explica que o estabelecimento, aberto desde 2001, permanecerá encerrado até ser identificada a causa de morte da mulher. O cozinheiro explica que colaborou com as autoridades "desde o primeiro momento" e que o restaurante já provou que "cumpre com todas as regras sanitárias".

"Independentemente do motivo que possa ter provocado esta situação, quero manifestar o meu profundo pesar pelo sucedido, esperando que em breve se possam esclarecer todos os factos", indicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório