Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Estátua de beijo entre marinheiro e enfermeira graffitada com '#MeToo'

O ato de vandalismo ocorreu no dia a seguir à morte do homem identificado como sendo o marinheiro na icónica fotografia tirada em Times Square.

Estátua de beijo entre marinheiro e enfermeira graffitada com '#MeToo'
Notícias ao Minuto

15:49 - 20/02/19 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Uma estátua alusiva à famosa fotografia do beijo entre um marinheiro e uma enfermeira em plena Times Square no final da Segunda Guerra Mundial foi vandalizada. A perna da mulher apareceu graffitada com '#MeToo', no dia seguinte ao anúncio da morte do homem identificado como sendo o marinheiro da imagem.

Apesar de a imagem de George Mendonsa a beijar Greta Zimmer Friedman ter sido simbólica da alegria sentida no mundo aquando do final da guerra em 1945, tem sido escrutinada mais recentemente como vários críticos a acusarem George de agressão sexual.

A mulher, Greta, ao falar da fotografia sempre descreveu o momento como tendo sido apanhada de surpresa ao ser agarrada e beijada pelo marinheiro desconhecido, que estava bêbedo naquele momento. Conta o Guardian que a enfermeira chegou mesmo a admitir que o beijo não tinha sido consensual, numa entrevista em 2005, mas que entendia que tinha sido "um ato de alegria".

As autoridades de Sarasota, na Florida, onde se encontra a estátua estimaram o valor dos danos em cerca de mil dólares (pouco mais de 880 dólares), "devido à grande área que o graffiti cobre e os recursos que vão ser necessários para a reparar". A polícia local disse ainda em comunicado que as câmaras de vigilância não tinham captado o incidente e que não havia testemunhas.

"Acreditamos que o incidente terá ocorrido na segunda-feira, 18 de fevereiro, entre o meio da tarde e a noite, no entanto não se sabe que a que hora exata", revelaram.

A tinta já foi entretanto removida da estátua. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório