Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Suspensas buscas em estância suíça após avalanche que provocou um morto

Pelo menos uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas numa avalanche ocorrida na terça-feira na estância de esqui de Crans-Montana (Suíça), divulgou hoje a polícia local, anunciando também a suspensão das buscas no terreno.

Suspensas buscas em estância suíça após avalanche que provocou um morto
Notícias ao Minuto

14:21 - 20/02/19 por Lusa

Mundo Crans-Montana

""Uma pessoa gravemente ferida acabou por morrer durante a noite no hospital. Trata-se de um francês de 34 anos", informou a polícia do cantão de Valais na rede social Twitter.

Os responsáveis pela gestão da estância de esqui precisaram que a vítima mortal era um funcionário daquela estrutura.

O homem foi surpreendido pela grande massa de neve quando auxiliava um colega que estava ferido.

No total, quatro pessoas foram apanhadas pela avalanche ocorrida na terça-feira.

As vítimas foram prontamente socorridas, mas o cidadão francês não resistiu aos ferimentos, reforçou a direção da estância suíça.

As buscas de outras potenciais vítimas decorreram no terreno durante a noite, uma vez que existiam relatos de testemunhas que apontavam para a existência de vários desaparecidos.

Durante a noite, cerca de 240 socorristas estiveram envolvidos nos trabalhos de busca.

Após a verificação dos depoimentos e de outras ações no terreno, a polícia local informou, hoje de manhã, que os trabalhos de busca iam ser suspensos porque "nenhum outro desaparecimento foi relatado".

Um porta-voz da polícia, citado pela agência noticiosa suíça ATS, precisou que todos os clientes e empregados da estância tinham sido localizados.

A avalanche ocorreu na terça-feira por volta das 14h15 hora local (13h15 hora de Lisboa) numa pista de esqui localizada a uma altitude de cerca de 2.600 metros.

Inicialmente, a polícia informou no Twitter que existiam "várias pessoas soterradas".

O presidente da comuna de Crans-Montana, Nicolas Féraud, chegou a avançar, em declarações aos 'media' suíços, a possibilidade de "entre 10 a 12 pessoas" terem sido apanhadas pela grande massa de neve.

Um inquérito para tentar determinar as causas desta avalanche foi, entretanto, aberto.

Um 'site' especializado em esqui indicava, na terça-feira, que o risco de avalanche naquela zona era de dois, numa escala gradual de risco de um a cinco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório