Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Editorial de jornal dos EUA pede regresso das 'night rides' do KKK

As 'night rides' eram marcadas por atos terroristas e de grande violência contra a população negra. Neste caso, o editor de um jornal do estado do Alabama, nos EUA, sugere que os alvos devem ser os "democratas do Partido Republicano e os democratas".

Editorial de jornal dos EUA pede regresso das 'night rides' do KKK
Notícias ao Minuto

22:18 - 19/02/19 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

Um editorial do Democrat-Reporter, um jornal da cidade de Linden, no estado do Alabama, Estados Unidos, está a gerar polémica. Isto porque o editorial faz um apelo ao regresso das violentas ‘night rides’ do Ku Klux Klan, refere a CNN.

O editorial intitulado ‘The Klan Needs to Ride Again’ foi publicado na passada quinta-feira. Foi escrito por Goodloe Sutton, o editor do Democrat-Reporter. As ‘night rides’ do Ku Klux Klan envolviam linchamentos e atentados com recurso a explosivos que aterrorizavam a população negra.

“É tempo do Ku Klux Klan voltar às ‘night rides’. Os democratas do Partido Republicano e os democratas estão a conspirar para subirem os impostos no Alabama”, pode ler-se no editorial.

Ao Montgomery Adviser esclareceu que apelou ao grupo da supremacia branca para “limpar Washington D.C.” através de linchamentos e de enforcamentos. “Vamos trazer as cordas de cânhamo, enrolá-las num ramo e vamos enforcá-los a todos”, disse Goodloe Sutton ao Montgomery Adviser, acrescentando que não apelou ao enforcamento de todos os americanos, apenas dos “socialistas-comunistas”.

Seguiram-se vários pedidos para a demissão de Goodloe Sutton do cargo de editor do Democrat-Reporter.

Esta não é a primeira vez que o jornal da pequena cidade de Linden gera controvérsia. Em outubro de 2017 outro editorial deu nas vistas pelos piores motivos ao abordar o protesto dos jogadores da NFL que ajoelhavam durante o hino dos Estados Unidos.

“Alguns programas noticiosos estão a fazer um alarido sobre os jogadores de futebol americano negros que ajoelham nos estádios. Foi isso que os negros foram ensinados a fazer há 200 anos, ajoelhar perante um homem branco”, sublinhava o editorial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório