Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Sepulturas profanadas em cemitério judaico perto de Estrasburgo

As campas foram marcadas com símbolos nazi.

Notícias ao Minuto

13:32 - 19/02/19 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo França

Cerca de 80 campas foram vandalizadas e profanadas num cemitério judeu em Quatzenheim, perto de Estrasburgo, em França. Os danos foram descobertos esta terça-feira de manhã, informou a autarquia de Baixo-Reno, que condenou o ato "anti-semita odioso".

Segundo a France Presse, as campas foram vandalizadas com suásticas azuis e amarelas, no mesmo dia em que estão agendados protestos no país contra o antissemitismo

Numa das sepulturas foi ainda inscrita a expressão "Elsässisches Schwarzen Wölfe", que se traduz como "Os Lobos Negros da Alsácia", uma possível referência a um grupo de nacionalistas alemães separatistas ativos nas décadas de 70 e 80.

Em declarações à rádio RTL, o ministro do Interior, Christophe Castaner, adiantou que o Presidente francês, Emmanuel Macron, visitará ainda hoje o cemitério. Esta deslocação do chefe de Estado ocorre antes da sua visita ao Memorial de Shoah, museu do Holocausto, em Paris, que precederá protestos contra a ascensão de atos antissemitas na França. 

O Ministério Público de Estrasburgo já abriu uma investigação ao incidente. 

Os últimos dados divulgados pelo ministério do Interior francês dão conta de que os atos antissemitas aumentaram em 74% em 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório