Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Número de mortos de atentado de hoje em Idlib revisto em alta para 24

O número de mortos resultantes da dupla explosão ocorrida hoje na cidade de Idlib, no norte da Síria, subiu para 24, dos quais 16 civis, anunciou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Número de mortos de atentado de hoje em Idlib revisto em alta para 24
Notícias ao Minuto

20:35 - 18/02/19 por Lusa

Mundo Conflito

Dos civis, pelo menos quatro são crianças, outros quatro combatentes e os outros estão por identificar, segundo esta organização não-governamental, sedeada no Reino Unido, mas que tem uma rede de colaboradores no terreno.

Idlib está controlada pela Hayat Tahrir al-Sham (HTS) (Organização de Libertação do Levante), como se designa esta milícia, antigo ramo da Al-Qaeda no país.

A HTS controla praticamente toda a região de Idlib, que conta também com alguns rebeldes e células adormecidas de milicianos do grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Hoje, uma bomba dissimulada sob uma viatura explodiu na capital da província, segundo o OSDH.

"Quando as pessoas se juntaram e as ambulâncias chegaram explodiu uma motorizada armadilhada", adiantou.

O duplo atentado ocorreu numa rua onde se encontra um 'conselho local' gerido por um "governo de salvação", a instância administrativa criada pela HTS para governar os seus territórios, indicou o OSDH.

A 18 de janeiro, pelo menos 11 pessoas, sete das quais 'jihadistas', foram mortos num ataque visando a HTS naquela província.

A província de Idlib foi durante muito tempo palco de combates entre os milicianos da HTS e rebeldes.

A região e os territórios adjacentes são igualmente objeto de um acordo russo-turco sobre uma 'zona desmilitarizada', que lhes permitiu evitarem uma ofensiva militar do regime sírio de Bashar al-Assad.

A guerra na Síria, desencadeada em 2011, já causou mais de 360 mil mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório