Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2019
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 14º

Edição

Revelada identidade da voz americana que narrava os vídeos do Daesh

Homem de 35 anos foi detido na Síria por uma milícia pró-americana.

Revelada identidade da voz americana que narrava os vídeos do Daesh
Notícias ao Minuto

14:19 - 18/02/19 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Investiugação

Já era procurado pela polícia federal norte-americana (FBI) há cinco anos, quando surgiu a narrar um dos vídeos mais conhecidos divulgados pelo autodenominado Estado Islâmico, onde os soldados cavavam as próprias covas antes de serem executados a tiro.

Era um homem fluente em inglês e com um sotaque norte-americano, conforme relembra o New York Times, surgindo depois em vários vídeos divulgados pelo Daesh, servindo como ponte para passar a ideologia do grupo terroristas aos anglófonos.

O homem por trás da voz nunca foi encontrado pelas autoridades norte-americanas, mas terá agora sido ele próprio a revelar a sua identidade à mesma publicação.

Mohammed Khalifa, um canadiano de 35 anos de idade, que estudou em Toronto e trabalhou em tecnologias da informação para uma empresa sub-contratada pela IBM, diz ser aquela voz.

Khalifa foi capturado na Síria, no mês passado, por uma milícia pró-americana, e revelou ao New York Times, a partir da prisão, na Síria, ser a voz que narrava a propaganda terrorista. Segundo o próprio, era funcionário do "ministério para a comunicação social" do Daesh, o departamento que será responsável por publicitar as imagens de extrema violência que foram sendo conhecidas, como as decapitações.

O jornal recorreu a técnicos forenses de áudio para validar as afirmações de Khalifa, comparando a sua voz com os áudios revelados pelo Daesh, e segundo aquela publicação é "extremamente provável que Khalifa seja o narrador".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório