Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

"Há maiores hipóteses" de Ted Cruz pagar o muro do que 'El Chapo'

O senador norte-americano tinha sugerido que o muro na fronteira com o México devia ser pago com a fortuna do antigo líder do cartel de Sinaloa.

"Há maiores hipóteses" de Ted Cruz pagar o muro do que 'El Chapo'
Notícias ao Minuto

22:53 - 17/02/19 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

Jeffrey Lichtman, advogado de Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán, respondeu este domingo à proposta do senador Ted Cruz de que o tão desejado muro de Donald Trump na fronteira com o México devia ser financiado com o dinheiro do narcotraficante.

“O Senador Cruz certamente deve saber que o governo norte-americano não confiscou nenhum - nem sequer um cêntimo - dos bens do senhor Guzmán, por isso tentar fazer com que ele pague o muro é ridículo. Há mais hipóteses do senhor Cruz pagar o muro”, disparou Jeffrey Lichtman.

Depois de ‘El Chapo’ ter sido condenado esta terça-feira por 10 crimes, entre os quais o de estar envolvido numa organização criminosa de forma contínua, o senador republicano Ted Cruz repetiu que a sua fortuna, estimada em 14 mil milhões de dólares (cerca de 12,3 mil milhões de euros) devia ser canalizada para o muro.

O senador já reagiu entretanto às declarações do advogado de 'El Chapo'. Ted Cruz escreveu no Twitter que Jeffrey Lichtman "parece confuso" e que "ninguém está a pedir contribuições voluntárias". 

"O Departamento de Justiça vai iniciar procedimentos para confiscar cada cêntimo da fortuna ilícita de 14 mil milhões de dólares de 'El Chapo'. A minha legislação, por sua vez, aplicaria esse dinheiro para a construção do muro", explicou Ted Cruz. 

O senador republicano do Texas referia-se à EL CHAPO ACT, uma legislação que Ted Cruz voltou a anunciar no mês passado e que prevê que o dinheiro resultante do narcotráfico de El Chapo e de outros senhores da droga sirva para financiar medidas de segurança na fronteira do sul dos Estados Unidos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório