Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Félix Tshisekedi debate coligação com ex-PR Kabila

O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, debateu hoje com o seu antecessor, Joseph Kabila, uma coligação para a formação de um novo Governo para o país, no seguimento das eleições de 30 de dezembro.

Félix Tshisekedi debate coligação com ex-PR Kabila
Notícias ao Minuto

22:13 - 17/02/19 por Lusa

Mundo RDCongo

"Kabila, na sua qualidade de líder da maioria parlamentar na Assembleia Nacional, reuniu-se com o seu sucessor para discutir um cenário de coligação governamental", declarou à AFP uma fonte próxima do antigo Presidente do país.

"Esta iniciativa vai abrir o caminho para a nomeação de um primeiro-ministro encarregue de formar um Governo de coligação para gerir, em conjunto, o país", acrescentou a mesma fonte, sob anonimato.

A reunião foi confirmada oficialmente pela Presidência, que salientou que os dois homens "partilharam uma refeição em ambiente familiar".

O Tribunal Constitucional ratificou, em meados de janeiro, a vitória de Félix Tshisekedi, que obteve cerca de 38,57% dos votos, contra 34,86% do candidato do principal partido da oposição, Martin Fayulu, de acordo com os dados provisórios divulgados pelo Comité Eleitoral do país em 10 de janeiro.

Tshisekedi, 55 anos, é o sucessor de Kabila, que presidia aos destinos do país desde 2001.

Esta foi a primeira vez que a RDC conseguiu transferir pacificamente o poder desde a independência do país, a 30 de junho de 1960.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório