Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Israel bloqueia 138 milhões de dólares para os palestinianos

Israel decidiu hoje congelar a verba de 138 milhões de dólares (122 milhões de euros) para a Autoridade palestiniana como protesto contra as alocações que esta última entidade fez aos familiares de prisioneiros palestinianos, segundo um comunicado do Governo.

Israel bloqueia 138 milhões de dólares para os palestinianos
Notícias ao Minuto

17:50 - 17/02/19 por Lusa

Mundo Autoridades

"Segundo os números dos serviços de segurança, a Autoridade Palestiniana atribuiu em 2018 este montante aos terroristas presos, às suas famílias e aos antigo detidos", refere o comunicado do gabinete do primeiro-ministro de Israel.

"Foi por isso que nós decidimos congelar este montante de dinheiro que Israel reverte de taxas" cobradas, pelo Estado hebreu sobre os produtos palestinianos importados, indica o comunicado.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que o movimento Hamás, que governa em Gaza, tomou o controlo da passagem de Kerem Shalom, o único troço comercial entre aquela faixa e Israel, antes de se retirarem dali os funcionários da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP).

A decisão foi tomada pelo ministro dos Assuntos Civis da ANP, Husein al Sheij, que pediu a retirada imediata dos seus funcionários, depois de denunciar que o Hamás lhes impôs novas restrições de segurança, disseram à Efe fontes da ANP que pediram o anonimato.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório