Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Norte-americano acusado de fraude na Rússia aguarda julgamento na prisão

Um tribunal russo ordenou hoje prisão preventiva por dois meses ao diretor de uma empresa de investimento dos Estados Unidos por suspeitas de fraude bancária, acusação que o norte-americano recusa.

Norte-americano acusado de fraude na Rússia aguarda julgamento na prisão
Notícias ao Minuto

18:26 - 16/02/19 por Lusa

Mundo Justiça

O norte-americano Michael Calvey, criador e diretor do fundo de investimento Baring Vostok, vai aguardar julgamento em prisão preventiva até 13 de abril, estando envolvidas no processo mais cinco pessoas, que estão também detidas preventivamente por dois meses.

Os arguidos, incluindo quatro funcionários do Baring Vostok, foram detidos na sexta-feira por suspeitas de fraude bancária de cerca de 33 milhões de euros.

Em comunicado, o fundo de investimento Baring Vostok alega que as acusações contra os seus funcionários são "infundadas".

Um dos advogados do norte-americano Michael Calvey, citado pelos órgãos russos de comunicação social, afirmou que vai recorrer da decisão de prisão preventiva.

Em tribunal, o norte-americano alegou inocência e argumentou que era uma tentativa de pressionar um conflito com o banco Vostochny perante um tribunal de arbitragem em Londres.

Essas ações judiciais são uma forma de "pressionar o Baring Vostok a abandonar seus pedidos de arbitragem em Londres ou impedir uma nova emissão de ações do Vostochny Bank", refere um comunicado da empresa do norte-americano.

A justiça russa alega que uma empresa de propriedade de Michael Calvey obteve um empréstimo de cerca de 33 milhões de euros do Vostochny Bank em 2017, que foi pago com ações de uma companhia de Luxemburgo cujo valor foi fortemente superestimado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório