Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Mike Pence pressiona a UE a reconhecer Guaidó como presidente legítimo

Vice-presidente dos Estados Unidos com mensagem clara para o bloco comunitário.

Mike Pence pressiona a UE a reconhecer Guaidó como presidente legítimo
Notícias ao Minuto

12:26 - 16/02/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Venezuela

No início de fevereiro, Portugal integrou a lista de 19 países da União Europeia (UE) que reconheceram Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

Mike Pence, o vice-presidente dos Estados Unidos, quer que a UE vá mais longe e pressionou este sábado o conjunto de 27 países a adotar a mesma posição dos Estados Unidos

"É altura de o resto do mundo se chegar à frente. Mais uma vez, o 'velho mundo' pode marcar uma posição em apoio da liberdade no 'novo mundo... Hoje, chamamos a UE a dar um passo em frente pela liberdade e reconhecer Juan Guaidó como único legítimo presidente da Venezuela", afirmou o 'vice' norte-americano, citado pela Reuters.

Os EUA e a generalidade do chamado grupo de Lima - que junta vários líderes da América Latina - reconheceram desde a primeira hora Guaidó, o líder da assembleia venezuelana que se declarou presidente interino no passado dia 23 de janeiro.

À crise económica e social juntou-se o agravar da crise política na Venezuela, onde o poder militar e boa parte da população continua ao lado de Nicolás Maduro.

Numa primeira fase, Portugal e outros países da UE pressionaram para que Maduro abrisse caminho a eleições livres. Perante a recusa de Maduro, a posição oficial passou para o reconhecimento de Guaidó.

Os EUA, por seu lado, que pela voz de Trump não puseram "nenhuma hipótese" de fora - nomeadamente o envio de tropas - mantém as sanções à Venezuela e continuam a pressionar pela saída de Maduro. Hoje, a mensagem foi direcionada à UE enquanto bloco, para que reconheça Guaidó.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório