"Oito pessoas foram resgatadas até agora no desastre das minas de Silver Moon e de Cricket", confirmou a rádio pública do Zimbabué ZBC.
Num breve vídeo, ZBC mostra como dois mineiros, aturdidos e com a roupa coberta de lodo, são levados com vida para a superfície por uma equipa de resgate, que utilizou potentes bombas para drenar a mina.
O acidente ocorreu na terça-feira à noite no distrito de Battlefields, na província de Mashonaland West (centro-norte), quando a parede de uma represa se desmoronou depois de fortes chuvas e inundou as minas, indicou o jornal diário estatal The Herald.
Nas minas de Silver Moon e de Cricket, localizadas em Kadoma, a 140 quilómetros a sudoeste da capital Harare, poderiam estar a trabalhar cerca de 70 mineiros no momento do acidente, segundo 'media' locais.
As duas minas incluem três poços enlaçados com cerca de 230 metros de profundidade e com túneis de cerca de 30 metros de profundidade, onde poderiam encontrar-se alguns dos mineiros presos.
Na sexta-feira, o Governo do presidente Emmerson Mnangagwa declarou esta tragédia um "desastre estatal", o que significa que os familiares das vítimas receberão uma ajuda económica para poder enterrar os seres queridos.
Em 14 de fevereiro, as autoridades já confirmaram a morte de pelo menos 23 mineiros, mas este inesperado resgate voltou a avivar esperanças de encontrar mais pessoas com vida.
Os problemas económicos no Zimbabué e a alta taxa de desemprego empurram cerca de 1,5 milhões de pessoas para minas ilegais, que segundo os 'media' locais extraíram mais da metade das 30 toneladas de ouro que o país produziu por ano.