Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Vaticano afasta antigo arcebispo do sacerdócio por casos de abuso

É, nos tempos modernos, a mais alta figura do Vaticano a ter sido afastado do sacerdócio.

Vaticano afasta antigo arcebispo do sacerdócio por casos de abuso
Notícias ao Minuto

09:38 - 16/02/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Theodore McCarrick

Theodore McCarrick, o antigo arcebispo de Washington, que já fora afastado das suas funções, foi oficialmente afastado do sacerdócio este sábado. 

A decisão do Vaticano de que dá conta a Reuters foi hoje conhecida e surge após revelações envolvendo casos de abuso sexual por parte do agora antigo sacerdote.

O antigo cardeal e arcebispo emérito de Washington já tinha sido afastado das suas funções, após uma investigação interna do Vaticano ter considerado credível o testemunho de um jovem que terá sido vítima do cardeal quando ainda era menor.

Atualmente com 88 anos, Theodore McCarrick torna-se assim a mais alta figura na Igreja Católica a ser afastada por completo do sacerdócio nos tempos modernos. É, em concreto, o primeiro cardeal nos últimos cem anos a perder o título.

A Igreja Católica tem sido afetada ao longo dos anos não só pelos abusos cometidos por padres vindos a público mas também pela procura de encobrimento de vários casos, em diferentes pontos do globo. O Papa Francisco já reconheceu publicamente abusos de menores por parte de padres.

Recorde-se que, em 2007, a igreja católica norte-americana em particular pagou a mais de 500 vítimas um total de 660 milhões de dólares (570 milhões de euros) em indemnizações.

Este afastamento surge numa altura em que casos de abusos cometidos ao longo de anos por padres contra freiras têm também vindo a ser revelados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório