Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Príncipe saudita vai encontrar-se no Paquistão com talibãs afegãos

As negociações com os talibãs poderão ser determinantes para pôr fim ao clima de guerra civil de há vários anos.

Príncipe saudita vai encontrar-se no Paquistão com talibãs afegãos
Notícias ao Minuto

09:00 - 16/02/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Diplomacia

O príncipe saudita Mohammed bin Salman deverá encontrar-se com líderes dos talibãs do Afeganistão durante a sua visita ao Paquistão, que começa já no domingo.

O gesto, realça a Reuters, marca a crescente importância do Paquistão na diplomacia com o Afeganistão.

Os talibãs têm estado à mesa de negociações para pôr fim ao clima de guerra civil que tem marcado o quotidiano afegão durante os anos.

Recorde-se que foi em 2001 que os Estados Unidos invadiram o Afeganistão, na altura ainda em reação aos atentados das Torres Gémeas, de 11 de setembro de 2001. Apesar do anúncio de vitória, a verdade é que os anos que se seguiram foram marcados por guerra civil e atentados terroristas.

Os talibãs, que detinham o poder em 2001, aplicando uma interpretação rígida do Islão, voltaram a ganhar preponderância ao longo dos últimos anos. As negociações de paz passam não apenas pela procura de um clima de paz mas também de perceber como será o futuro no país.

Vários países do Golfo, como a Arábia Saudita, têm participado nas negociações com os talibãs.

Nas negociações no Paquistão, que deverão decorrer em Islamabad, deverão marcar presença representantes norte-americanos bem como o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan.

Mohammed bin Salman, o príncipe saudita, tem estado no centro das atenções nos últimos meses, pelas suspeitas que pendiam sobre si relativamente à tortura, execução e desmembramento do corpo de Jamal Khashoggi, o crítico do príncipe saudita que foi assassinado por um esquadrão na embaixada saudita na Turquia, a 2 de outubro do ano passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório