Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Atirador de Chicago é um trabalhador que tinha acabado de ser despedido

Cinco pessoas morreram. Cinco agentes ficaram feridos.

Atirador de Chicago é um trabalhador que tinha acabado de ser despedido
Notícias ao Minuto

08:26 - 16/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Os Estados Unidos voltaram a ser palco de mais um tiroteio, na última sexta-feira.

Um homem abriu fogo num armazém da Henry Pratt Co, matando cinco pessoas. Acabou por ferir ainda cinco agentes da polícia, antes de ser abatido.

O atirador, entretanto, já foi identificado. Trata-se de Gary Martin, um homem de 45 anos que trabalhava há 15 anos na fábrica onde o tiroteio ocorreu, em Aurora, a cerca de 65 quilómetros de Chicago.

Kristen Ziman, da polícia local, adiantou que o atirador tinha recebido nota de despedimento nesta mesma tarde de sexta-feira. "A informação que temos é que tinha sido hoje [ontem] despedido".

Não se sabe se já tinha a arma consigo ou se saiu por momentos do edifício para a ir buscar. Não se sabe também até que ponto o tiroteio foi um ato premeditado. Certo é que Gary Martin, após ser despedido, disparou sobre vários colegas e os agentes de autoridade que acorreram ao local. Matou cinco trabalhadores e feriu cinco agentes antes de ser abatido. Um sexto trabalhador terá sido também ferido.

A Reuters adianta que, segundo registos tornados públicos, o atirador contava com cadastro, por uma agressão violenta, em 1995, no Mississippi. Regra geral, antigos condenados por crimes violentos não costumam estar autorizados a adquirir arma legalmente nos EUA.

Os feridos foram todos hospitalizados, são casos considerados de gravidade mas espera-se que todos sobrevivam.

Este tiroteio é o mais recente num país que tem sido marcado por vários tiroteios nos últimos anos. Aconteceu precisamente um dia após se assinalar o primeiro ano do massacre de Parkland, na Florida, quando um jovem entrou armado na antiga escola, e matou 17 pessoas, a maior parte menores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório