Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Congresso "não pode deixar o presidente rasgar a Constituição"

A presidente da Câmara dos Representantes e o líder da minoria democrata no Senado reagiram, num comunicado conjunto, à declaração de emergência nacional.

Congresso "não pode deixar o presidente rasgar a Constituição"
Notícias ao Minuto

17:22 - 15/02/19 por Sara Gouveia

Mundo Estados Unidos

A presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, e o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, já reagiram à declaração de emergência nacional. Num documento conjunto referem que se o anúncio de Donald Trump fosse posto em prática iria trazer "grande violência" à Constituição dos Estados Unidos.

Mais, garantem. A crise na fronteira descrita por Trump "não existe" e trata-se de "uma jogada de poder de um presidente desapontado, que foi para fora dos limites da lei para conseguir alcançar o que falhou dentro do processo legislativo constitucional", pode ler-se.

Os líderes democratas deixam a promessa de que vão lutar contra a decisão "no Congresso, na Justiça, e em público, recorrendo a tudo o que estiver disponível para o fazer".

Pelosi e Schumer apelam ainda aos colegas Republicanos (o partido de Trump) para que vão contra a declaração de forma a defender a Constituição. "O presidente não está acima da lei. O Congresso não pode deixar o presidente rasgar a Constituição", escreveram ainda.

Pode ver abaixo o comunicado na íntegra:

Notícias ao Minuto© Reprodução/ CNN

Recorde-se que Donald Trump anunciou na tarde desta sexta-feira que vai acionar a figura legal do estado de emergência nacional, com o objetivo de obter verbas para financiar a construção do muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Com esta declaração será possível fazer uso de fundos federais para avançar com o muro sem ser necessária a aprovação do Congresso que até agora se tinha negado a disponibilizar os 5,7 mil milhões de dólares exigidos pelo presidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório