Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

"Risco de uma saída sem acordo está a ficar cada vez mais realista"

O candidato do Partido Popular Europeu (PPE) à presidência da Comissão Europeia, Manfred Weber, afirmou hoje que o risco de um 'Brexit' sem acordo é cada vez mais realista, face à incapacidade dos britânicos de se entenderem.

"Risco de uma saída sem acordo está a ficar cada vez mais realista"
Notícias ao Minuto

15:58 - 15/02/19 por Lusa

Mundo Brexit

"O risco de uma saída sem acordo está a ficar cada vez mais realista porque do lado britânico nós vemos que eles não conseguem entrar em acordo em nada. Eles estão num impasse político e isso é muito prejudicial para todos nós", afirmou Weber, em declarações aos jornalistas durante um passeio no Porto.

Para Weber, esta é uma altura crucial para o 'Brexit': "Há um acordo entre os 28 países e só o parlamento britânico está em desacordo. Penso que é agora uma tarefa dos colegas britânicos dizerem o que pretendem".

Manfred Weber defendeu que, sem uma clara orientação sobre as relações futuras, não se consegue resolver o problema.

O candidato avisou ainda os eleitores para não seguirem os populistas e extremistas na União Europeia, sob pena de aumentar a incerteza económico-social, exemplificando com o caso do 'Brexit' no Reino Unido.

"O meu aviso é: Não sigam os populistas e os extremistas na União europeia. Podemos ver o que acontece quando seguimos os populistas no caso britânico", que resultou em "incerteza económica e, politicamente, numa situação caótica".

"É por isso que devemos unir-nos", afirmou.

A visita de dois dias de Manfred Weber ao Porto centrou-se nos temas da saúde - em particular a luta contra o cancro - a inovação, a demografia, a agricultura e as pescas.

Hoje, o candidato do PPE visitou as caves dos vinhos do Porto e sentou-se com os dirigentes do setor vitivinícola.

Weber visitou ainda o Mercado de Matosinhos e percorreu a Avenida dos Aliados, num encontro com a população, cumprindo um dos objetivos da visita de ouvir as preocupações ambições dos cidadãos dos diversos Estados Membros da União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório