Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Pedro Sánchez marca eleições para 28 de abril

Pedro Sánchez já tem data para as eleições gerais em Espanha.

Pedro Sánchez marca eleições para 28 de abril
Notícias ao Minuto

09:08 - 15/02/19 por Filipa Matias Pereira com Lusa

Mundo Espanha

Pedro Sánchez anunciou, na manhã desta sexta-feira, a data das próximas eleições gerais em Espanha. Será no dia 28 de abril que o país vai a votos. Estas eleições antecipadas são as terceiras em menos de quatro anos, depois de o parlamento ter chumbado o seu projeto de Orçamento para 2019.

"Propus a convocação de eleições para 28 de abril", disse Pedro Sánchez numa declaração institucional feita no Palácio da Moncloa, sede do executivo espanhol.

A decisão foi anunciada depois de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros do governo minoritário do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), que durou uma hora.

"Há cerca de nove meses abriu-se a primeira moção de censura na história do país. O partido que sustentava o Governo foi condenado por enriquecimento ilícito; uma rede de corrupção", começou por dizer em conferência de imprensa referindo-se ao PP. 

O governo de Mariano Rajoy foi, como recorda Sánchez, "acusado de corrupção e de não atender às pretensões dos espanhóis". Foi, por isso, nessa "altura que foi avançada uma moção de censura", que "deve ser construtiva, deve dar certeza e estabilidade. E foi isso que fizemos para dar confiança ao sistema político espanhol", argumentou. 

Então, em junho do ano passado, o PSOE assumiu o poder. Este partido, liderado por Pedro Sánchez, constitui "uma alternativa ao governo existente". Trata-se, de resto, de "um governo não partidário, consensual, com clara vocação europeísta, de esquerdas, um governo com maior número de mulheres em toda a OCDE, um governo que tinha uma firme convicção: governar para a maioria e unir os espanhóis", asseverou o primeiro-ministro socialista.

As prioridades do governo de Sánchez são, enumerou, "a consolidação do crescimento económico, a criação de emprego e a reforma das instituições democráticas". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório