Meteorologia

  • 22 MARçO 2019
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 20º

Edição

Embaixador francês em Itália regressa a Roma após tensão entre países

Este mês, pela primeira vez desde a II Guerra Mundial, a França chamou o seu embaixador em Roma

Embaixador francês em Itália regressa a Roma após tensão entre países
Notícias ao Minuto

07:45 - 15/02/19 por Pedro Filipe Pina 

Mundo Diplomacia

A série de comentários críticos que políticos italianos fizeram às autoridades francesas não deixou de ter consequências.

O ponto alto foi atingido no início do mês, depois de o vice-primeiro-ministro da Itália, Luigi Di Maio, se ter reunido com líderes do movimento coletes amarelos, acompanhado pelo ex-deputado Alessandro Di Battisti, do Movimento 5 Estrelas.

A 7 de fevereiro, a França chamou mesmo até Paris o seu embaixador em Itália, um gesto que não se verificava desde o tempo da Segunda Guerra Mundial, como recorda a Reuters.

Esta sexta-feira, a ministra Nathalie Loiseau confirmou à rádio RTL que o embaixador francês em Itália "regressa hoje a Roma", num gesto que mostra um aligeirar da tensão.

Saliente-se que o ministro do Interior Matteo Salvini, o líder do movimento de extrema-direita Liga Norte, já por diversas vezes criticou Emmanuel Macron, o presidente francês, sugerindo que o povo francês o retirará do poder.

Salvini, noticiava este mês a France-Presse, quererá organizar uma frente comum da extrema-direita a nível europeu, já a pensar nas eleições europeias de maio.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório